Community:LGBTQ culture in VRChat/pt-br: Difference between revisions
(Created page with "Alguns usuários podem não se identificar necessariamente com o gênero que seu avatar apresenta. Por exemplo, alguns homens cisgêneros podem escolher avatares com representação feminina simplesmente pelo apelo estético ou pela variedade de roupas, acessórios e recursos disponíveis. Por outro lado, as mulheres trans podem preferir avatares femininos para maior conforto ou para se alinharem melhor com sua identidade. File:2024 03 31 Trans Day of Visibility .png|t...") |
(Created page with "O envolvimento com avatares de gêneros diferentes pode mudar as percepções de estética e preferências ao longo do tempo. Explorar o gênero no VRChat é uma experiência comum, que permite que as pessoas se expressem livremente em um ambiente seguro e de apoio. Isso promove uma compreensão fluida do gênero que contrasta com as noções mais cisnormativa frequentemente vista na vida real, permitindo que os usuários experimentem suas id...") |
||
Line 26: | Line 26: | ||
Alguns usuários podem não se identificar necessariamente com o gênero que seu avatar apresenta. Por exemplo, alguns homens cisgêneros podem escolher avatares com representação feminina simplesmente pelo apelo estético ou pela variedade de roupas, acessórios e recursos disponíveis. Por outro lado, as mulheres trans podem preferir avatares femininos para maior conforto ou para se alinharem melhor com sua identidade. [[File:2024 03 31 Trans Day of Visibility .png|thumb|Discurso proferido na Trans Academy, para o "Dia da Visibilidade Trans 2024".]] | Alguns usuários podem não se identificar necessariamente com o gênero que seu avatar apresenta. Por exemplo, alguns homens cisgêneros podem escolher avatares com representação feminina simplesmente pelo apelo estético ou pela variedade de roupas, acessórios e recursos disponíveis. Por outro lado, as mulheres trans podem preferir avatares femininos para maior conforto ou para se alinharem melhor com sua identidade. [[File:2024 03 31 Trans Day of Visibility .png|thumb|Discurso proferido na Trans Academy, para o "Dia da Visibilidade Trans 2024".]] | ||
O envolvimento com avatares de gêneros diferentes pode mudar as percepções de estética e preferências ao longo do tempo. Explorar o gênero no VRChat é uma experiência comum, que permite que as pessoas se expressem livremente em um ambiente seguro e de apoio. Isso promove uma compreensão fluida do gênero que contrasta com as noções mais [[wikipedia:Cisnormativity|cisnormativa]] frequentemente vista na vida real, permitindo que os usuários experimentem suas identidades sem as restrições das expectativas sociais. | |||
<div lang="en" dir="ltr" class="mw-content-ltr"> | <div lang="en" dir="ltr" class="mw-content-ltr"> |
Revision as of 01:21, 27 March 2025
A Cultura LGBTQ (um acrônimo que se refere a pessoas "lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer/questionadoras") é um aspecto amplamente adotado da comunidade do VRChat, incluindo e não se limitando a pessoas que são genderqueer e identidades de gêneros não-binárias, bem como orientações a-spec.

Visão Geral
VRChat é amplamente reconhecido como um espaço acolhedor para indivíduos de diversas identidades queer, sendo que uma parte significativa de sua base de usuários se identifica como queer. Existem várias comunidades queer na plataforma, incluindo uma das mais notáveis, "Academia Trans", uma 501(c)3 organização sem fins lucrativos, que foi reconhecida e apoiada pelo VRChat[2].
LGBTQ e VRChat
Em sua essência, o VRChat tem apoiado consistentemente os indivíduos LGBTQ+, promovendo um ambiente inclusivo e celebrando os criadores queer, sendo que muitos membros da equipe se identificam como parte da comunidade.
Na guia Pesquisar Mundo, acessível por meio da guia Pesquisar do Menu Principal, há termos padrão como "LGBTQ" e "arco-íris". Além disso, uma das configurações do Relógio do Menu Rápido inclui uma opção "Relógio LGBTQ+", exibindo a hora em um padrão vibrante de arco-íris.
Em Junho de 2024, O VRChat realizou uma atualização ao mundo VRChat Home incluindo múltiplas bandeiras LGBTQ e também mensagens de apoio da própria equipe de pessoal do VRChat, que ficou disponível até ao dia 8 de Julho[3]. O VRchat também realizou publicações nas redes sociais em 2023[4][5][6] e em 2024[7], prestando reconhecimento à comunidade LGBTQ até além de Junho.
Expressão de Gênero no VRChat
O VRChat pode imergir o usuário por meio do uso de avatares que podem corresponder à sua identidade de gênero ou experimentar outras expressões de gênero. Os avatares podem variar em sua expressão de gênero, desde feminino, andrógino, e masculino, permitindo que os usuários se expressem de maneiras que normalmente não fazem ou são capazes de fazer na vida real.
Alguns usuários podem não se identificar necessariamente com o gênero que seu avatar apresenta. Por exemplo, alguns homens cisgêneros podem escolher avatares com representação feminina simplesmente pelo apelo estético ou pela variedade de roupas, acessórios e recursos disponíveis. Por outro lado, as mulheres trans podem preferir avatares femininos para maior conforto ou para se alinharem melhor com sua identidade.
O envolvimento com avatares de gêneros diferentes pode mudar as percepções de estética e preferências ao longo do tempo. Explorar o gênero no VRChat é uma experiência comum, que permite que as pessoas se expressem livremente em um ambiente seguro e de apoio. Isso promove uma compreensão fluida do gênero que contrasta com as noções mais cisnormativa frequentemente vista na vida real, permitindo que os usuários experimentem suas identidades sem as restrições das expectativas sociais.
Gender, and the Proteus effect
The Proteus effect describes how users identify with and immerse themselves in the appearance of their avatars, often leading to changes in their behavior and self-perception in the virtual world. This phenomenon enables individuals to explore and express their gender identity in ways that might not be possible or comfortable in their everyday lives. By adopting avatars that reflect a different gender or present themselves in nontraditional manners, empowering them to embrace aspects of their identity that may have been suppressed. As users engage with diverse gender expressions in a virtual space, one can challenge and redefine their own understanding of gender, giving one a greater understanding of the gender spectrum in the real world and allowing for a more open mind on identity and expression.
Recursos da Comunidade sobre o VRChat e gênero
- Identity, Gender, and VRChat (Why is everyone in VR an anime girl?) published by Straszfilms, on February 3, 2021.
- Why are there SO many Trans people in VRChat? Gender, Identity, and Self Discovery. published by The Virtual Reality Show (PHIA), on April 11, 2023.
- Wearing Female Avatars in VRChat published by Twice, on September 23, 2023.
- Saving Trans Lives in VR: The VRChat Trans Academy published by Azael, on October 12, 2023.
Veja também
- Culture
- Trans Academy
- LGBTQ portal on Wikipedia
Referencias
- ↑ https://progress.gay/
- ↑ 'Comemore o Mês do Orgulho com à Academia Trans de 7 a 9 de junho!' na Steam; recuperado em 12 de setembro de 2024
- ↑ 'Check out the new Home World, now with Pride flags and messages' on X.com; retrieved September 12, 2024
- ↑ 'Happy Pride, especially to our fellow LGBTQ+ furries!' on X.com; retrieved September 12, 2024
- ↑ 'Pride doesn't have to stop in June.' on X.com; retrieved September 12, 2024
- ↑ 'Who's a queer VRChat creator you think deserves more attention?' on X.com; retrieved September 12, 2024
- ↑ 'Our next Community Spotlight is the Trans Academy Group!' on X.com; retrieved September 12, 2024